Últimos Posts

Esmaltes: Hipoalergênico, 3Free, 5Free e 7Free! Qual a diferença?

Confira: Tudo sobre Esmaltes Hipoalergênico, 3Free, 5Free e 7Free! Você sabe qual a diferença entre eles? Saiba tudo sobre a alergia a esmaltes!



Olá! Hoje o post vai ser de um assunto muito perguntado por vocês e também muito importante.
Vamos falar sobre esmaltes hipoalergênicos ou Free.
Com certeza se você está por dentro de mundo colorido dos esmaltes você já deve ter ouvido os termos: Hipoalergênico, 3Free, 4Free, 5Free e 7Free.
Esses são os termos utilizados para dizer quando um esmalte é livre das principais substâncias que causam alergia.


Também fiz um vídeo explicando tudo sobre esse assunto, quem quiser assistir é só dar play logo abaixo:



Qual a diferença entre esmalte hipoalergênico, 3Free, 4Free, 5Free e 7Free?

3Free - são os esmaltes livres de Tolueno, Formaldeído e DBP (dioctilflalato). Essas substâncias desempenham papéis importantes na composição dos esmaltes.

  • Tolueno: ajuda na fixação e secagem do esmalte.
  • Formaldeído (formol): tem a função de aumentar a durabilidade do esmalte.
  • DBP (dibutilftalato): faz com que o esmalte tenha mais brilho após secar.

4Free - são os esmaltes livres Tolueno, Formaldeído e DBP (mesmas substâncias do 3Free) e Cânfora.

  • Cânfora: Produto natural obtido de folhas de plantas e é amplamente usado como plastificante.

5Free - são os esmaltes livres Tolueno, Formaldeído e DBP (mesmas substâncias do 3Free), Cânfora e  Resina de Formaldeído. 

  • Resina de Formaldeído: Mesma função do Formaldeído, porém dá resistência ao esmalte.

7Free - são os esmaltes livres Tolueno, Formaldeído e DBP (mesmas substâncias do 3Free), Cânfora,  Resina de Formaldeído, Conservantes e Petrolatos.

  • Conservantes: Aditivos que impedem os estragos por fungos e bactérias mantendo a conservação do produto. 
  • Petrolatos: Derivados de petróleo.

Hipoalergênico 

Um termo que está sendo bastante usado atualmente por várias marcas nacionais é o: hipoalergênico.
Esmaltes que tem essa definição, são aqueles que são reconhecidos pela Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária, aqueles que de fato passaram por testes válidos no Brasil para comprovar que não possuem as principais substâncias que causam alergia e podem usar a nomenclatura.

Antialérgicos

Esse é um termo que algumas pessoas usam, mas ele não existe para definir esmaltes nesse caso.
O antialérgico é usado para remédios que vão cortar o efeito da alergia, diferente de hipoalergênico que é usado para prevenir a alergia.
Você falar que um esmalte é antialérgico seria o mesmo que dizer que está tentando tratar a alergia usando o esmalte, o que não faz sentido não é mesmo?

Resumindo:

Pode ser um pouco confuso de entender diante a tantas nomenclaturas, mas cada tipo de esmalte Free é um tipo de esmalte hipoalergênico, o que diferencia são os componentes que cada tipo de esmalte Free não tem e também o fato do esmalte hipoalergênico ser reconhecido pela Anvisa, o que torna mais seguro.
EX: 3Free é um esmalte hipoalergênico livre de 3 substâncias.
5Free é um esmalte hipoalergênico livre de 5 substâncias.

Como saber qual tipo de Free um esmalte pertence?


As informações para saber se um esmalte é 3Free, 4Free, 5Free ou 7Free a gente só consegue saber lendo a composição do rótulo de cada vidrinho de esmalte.
Algumas marcas já colocam qual tipo de Free o esmalte é no rótulo, porém se você já tem alergia não arrisque e leia antes, pois já vi marcas definirem como sendo 3Free mas sendo livre só de 2 substâncias que citei.


Como identificar uma alergia a esmaltes?


Todas as substâncias citadas acima são as grandes causadoras de alergias e quando usada em grande quantidade podem causar alergias sérias e são cancerígenas também.
No Brasil a Anvisa infelizmente ainda libera o uso dessas substâncias, porém em lugares como Europa e Estados Unidos essas substâncias já são extremamente proibidas.

As alergias a esmaltes podem surgir de uma hora para outra em qualquer uma de nós. Se ao começar esmaltar suas unhas perceber alguma irritação ou vermelhidão nos olhos, pescoço, mãos ou cutículas já comece se preocupar porque você pode sim ta desenvolvendo alergia a algum desses componentes.

Para identificar de forma mais correta e segura, é essencial que busque um dermatologista para te ajudar.
Você vai precisar saber qual ou quais componentes que estão te causando alergia para saber qual esmalte pode ou não usar. Conheço pessoas que tem alergia a apenas uma substância, ai consegue usar facilmente os esmaltes 3Free, mas tem outras pessoas que já tem alergia a mais substâncias então seria melhor usar o 5Free e por ai vai...


Esmaltes 3Free ou hipoalergênicos possuem qualidade?


Depois de eu explicar pra que serve cada componente na fórmula do esmalte, essa é uma dúvida que pode ter surgido não é mesmo?
A resposta para essa pergunta é SIM.
As fórmulas Free são feitas pensando em substituir essas substâncias que fazem mal sem perder a qualidade do esmalte. Como eu disse logo ali em cima, lá na gringa é totalmente proibido o uso dessas substâncias e eles fazem esmaltes com excelente qualidade, o problema é que no Brasil infelizmente ainda tem muita burocracia e acaba sendo tudo muito caro para desenvolver e evoluir nesse ramo de esmaltes.
Mas felizmente, já temos algumas marcas com muita qualidade aqui no Brasil também.



Devo usar esmaltes Free ou hipoalergênicos mesmo sem ter alergia?


Caso você não tenha alergia como eu, opte sempre por usar esmaltes Free e vou te explicar o motivo. Tenho amigas que mesmo depois de anos esmaltando as unhas com esmaltes sem serem Free desenvolveram alergia.
Isso é sério e todas nós estamos sujeitas a desenvolver alergia, por isso dê preferência a produtos que vão se melhor pra sua saúde.

É bom lembrar que é possível ter alergia mesmo quando o produto é Free, infelizmente não estamos totalmente protegidas! Esses tipos de esmaltes são livres das PRINCIPAIS SUBSTÂNCIAS que causam alergia, mas não todas. Se você já for uma pessoa alérgica, faça testes antes e veja qual marca consegue usar sem se preocupar e procure sempre um profissional pra te ajudar.


Espero que eu tenha esclarecido todas as dúvidas, mas se ainda tiver alguma deixa nos comentários!
Me conta também se você é alérgica ou se conhece alguém com alergia!
E se gostou, compartilha com as amigas!
Link do vídeo AQUI



Por hoje é só e até a próxima ;)


4 comentários:

  1. Nossa Alice adorei,super importante saber disso!👏👏👏👏
    http://unhasdaraquel.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. bem informativo o seu post! adorei saber as diferenças!
    bjoo

    Tiemi
    RoseBoxBlog

    ResponderExcluir
  3. super bacana e informativo esse post pra gente entender melhor oq significa cada um,o melhor é não ter nda tóxico que possa nos dar alergia

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  4. MUUUUUITO esclarecedor seu post, Alice
    super informativo, parabéns!

    beijo
    Aminadefe

    ResponderExcluir